Postagens populares

terça-feira, 26 de abril de 2011

O sangue de Jesus é suficiente para perdoar


A palavra do Senhor veio ao tesbita Elias: “Vá encontrar-se com Acabe, o rei de Israel, que reina em Samaria…” (1 Rs 21.17-18)

É muito difícil ler a narrativa deste texto sem ficar revoltado. Nabote ousou recusar-se a vender sua propriedade ao rei Acabe, aparentemente não por um capricho, mas por questão de princípios. Já o rei agiu como um meninozinho mimado, e por meio de sua maldosa esposa acusou injustamente e assassinou o homem para apropriar-se de seus bens. Esta é uma expressão muito clara daquilo que a Bíblia chama de cobiça – desejar algo que pertence a outro a ponto de querer tomá-lo à força (neste caso consumado a vontade). Acabe tinha o palácio, riquezas, autoridade, mas, como a todo cobiçoso, aquilo não lhe bastava.
Não tenho prazer na desgraça de ninguém, mas me agrada ver neste texto a ação divina imediata, mandando o profeta Elias dizer a Acabe a sentença de sua maldade.
A cada dia me enojo vendo (ou lendo sobre) poderosos que abusam dos indefesos – e se isto acontece no caso do governante mau, inclui também o empregador injusto, os que espancam crianças ou abusam delas e os que abandonam ou destratam idosos, para citar alguns. Mas Deus tudo sabe.
Agora, tendo falado dos injustos, uma análise honesta de minha própria consciência me mostrará que eu mesmo não sou assim tão inocente. Posso não ser um Acabe, mas sei que também sou réu de juízo, pois minha pretensa justiça é apenas isto: pretensão. É só pela misericórdia de Deus que Elias não vem a mim dizer das consequências de minhas ações e omissões. Esta é a mensagem das Escrituras: que de muitas formas tenho ofendido meu Criador e a sentença que paira sobre mim é terrível; mas também que esta mesma sentença já foi executada sobre Jesus Cristo, e que por meio dele tenho perdão e reconciliação com o Eterno Deus.
Ler: 1 Reis 21.1-19
Sejam quais forem as minhas transgressões, o sangue de Jesus é suficiente para me perdorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário