Postagens populares

terça-feira, 7 de junho de 2011

Deus Ouve?

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração”. (Sl 139.23a)
Você já notou que algumas pessoas clamam a Deus só num aperto? Para muitos Deus é um tipo de pronto socorro, chamado somente em emergências. Fora isso, vivem como se ele não existisse.
No texto de hoje, vemos o rei Saul desesperado, buscando o Senhor numa crise. Reinava independente da direção de Deus, era orgulhoso e ciumento, até tentava de todo jeito matar seu sucessor, Davi, o escolhido de Deus. Quando viu o exército filisteu, ficou estarrecido e recorreu a Deus para saber o que fazer. Será que Saul pensou que, por ser líder do povo escolhido, Deus lhe devia o favor de garantir plena vitória? Mas Deus mostrou-se como se fosse surdo. Nenhum dos recursos para obter a resposta de Deus funcionou, Finalmente, nervoso e apavorado, buscou respostas com uma feiticeira e recebeu a confirmação de que seu reino seria dado a Davi (veja o versículo em destaque).
Deus ouve o servo contrito e deseja que as pessoas tenham um relacionamento com ele – algo ignorado por Saul. Pena que ele não viveu como Davi – sensível à vontade do Senhor e com o coração aberto para que fosse sondado por Deus, a fim de não pecar contra ele. Davi passou por muitas provações, inclusive as perseguições de Saul, mas saiu vitorioso no seu desejo de agradar o Senhor. De maneira alguma queria roubar o trono de Saul, originalmente o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. Respeitava o plano de Deus e esperava receber uma coroa prometida no momento adequado. Certamente nunca pensou que Saul iria suicidar-se para desocupar o trono em desgraça.
Se você pensa que Deus não responde às suas preces, anime-se, pois ele sempre ouve a oração de quem busca seguir sua vontade, embora nem sempre compreendamos seus caminhos. “Deus cuidará de ti”, como diz um antigo hino evangélico. Confie nele e será feliz!
Ler: 1 Samuel 28.1-7
Deus ouve nossa vida inteira e responde ao que somos
(W. Bingham Hunter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário