Postagens populares

terça-feira, 7 de junho de 2011

Seja Exemplo Para Seus Filhos!

“Contaremos à próxima geração os lauváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez”. (Sl 78.4b)
As crianças observam tudo e fazem perguntas – querem saber o porquê de tudo. É preciso paciência e muita criatividade para explicar como a vida funciona. O texto de hoje é uma orientação dos israelitas que tinham presenciado grandes milagres e sinais de Deus quando este os tirou do Egito e os conduziu à terra prometida.
Aquelas pessoas tinham experimentado Deus de uma forma impressionante (Dt 11.7), visto seu poder e amor. Mas, no futuro, seus filhos, que não tinham presenciado aquelas maravilhas, fariam perguntas: Por que temos de fazer sacrifícios? Qual o motivo da Páscoa? O que é a Lei de Moisés? Por que temos um estilo de vida diferente dos outros povos? Os pais deveriam, então, contar tudo o que o Senhor fizera por eles e o motivo de servirem a Deus. Seu sua resposta fosse convincente, é provável que a nova geração também optasse pelo estilo de vida dos pais.
Este texto mostra que é importante lembrar o que Deus fez. Quando tudo vai bem, nossa tendência é esquecer Deus, deixar a fé de lado e atribuir tudo a “coincidências”. Mas, quando lembramos constantemente do que Deus é e faz, nossa vida vai ser motivos de perguntas. Para respondê-las, é preciso ter conceitos bem definidos e uma fé firme, além de atitudes que comprovem nossas palavras.
O que você dirá a seus filhos quando questionarem seu modo de vida? Eles, que o conhecem bem e observam suas atitudes diariamente, seguiriam a Deus devido a seu exemplo? Pense nisso e peça a ajuda de Deus para viver conforme a vontade dele. Estude a Bíblia, ore com seus filhos e leve-os à igreja – não por hábito, mas explicando os motivos de seu comportamento. Leve-os a buscar a Deus por tudo o que ele fez em sua vida e por tudo que faz em resposta ao grande amor de Deus.
Ler: Deuteronômio 6.1,20-25
Um bom exercício: lembrar hoje o que Deus fez ontem para conhecê-lo ainda melhor amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário