Postagens populares

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cargas Alheias

“Bem aventurados os minsericordiosos, pois obterão misericórdia”. (Mt 5.7)

Parente ou amigos com problemas: o que fazer fazer?
Ter misericórdia significa ser solidário, “levar no coração a miséria do outro”. Jesus nos deu exemplo dessa atitude e bendiz aqueles que procedem assim. Quem acompanhar problemas de saúde, prisão, drogas, decepções, desemprego, relacionamentos, falecimentos, etc. dos seus próximos também sofre com eles. O misericordioso assume parte dessa carga do outro por meio de boas palavras e atos de caridade.
O que não podemos permitir é que tais sofrimentos nos dominem, caso contrário até perderemos a capacidade de ajudar. Há pessoas que transformam sua própria vida num inferno ao identificar-se com a vida dos outros, chegando a culpar-se pelas desgraças deles. É preciso, sim, amar as pessoas como a nós mesmos – esta é a boa ordem de vida estabelecida por Deus, mas não podemos deixar todos os infortúnios dos outros abalar nossa própria existência. Nessas horas tristes e pertubadoras temos de orar e pedir a Deus que ele venha nos socorrer, e então entregar nossas dores e fraquezas nas mãos dele. Este peso Jesus carregou por nós, e é nas mãos dele que temos de largá-lo. Não se considere inútil por causa das suas limitações – sua misericórdia, oferecendo compaixão e amor, é o que lhe compete.
A verdadeira solução para os problemas, principalmente aqueles da intimidade de pessoa, como tristeza, ansiedade, culpa, desânimo e similares, é a graça de Deus que oferece, não o nosso esforço. Apoio e sustento aos idosos, enfermos e desorientados é muito importante, mas só suportará as cargas dos outros quem está com os seus próprios pés firmes no chão. No mais, valem estas recomendações da Palavra de Deus: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo” (Gl 6.2), mas também “que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração” (Cl 3.15)
Ler: 1 Pedro 3.8-12
Podemos ajudar a levar as cargas dos outros se
deixarmos as nossas nas mãos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário