Postagens populares

terça-feira, 17 de maio de 2011

Justiça de Deus!

“O dia do Senhor está próximo para todas as nações. Como você fez, assim lhe será feito. A maldade que você praticou recairá sobre você”. (Ob 15)
Muitos fatos, como injustiça e brigas, nos entristecem. Quantas vezes sofremos maldades até de pessoas chegadas, e perguntamos: onde está a justiça de Deus? Obadias leva a pensar no agir de Deus diante de injustiças e maldades cometidas por mal intencionados. O povo de Edom, descendente de Esaú; vizinho de Judá, agiu maldosamente contra seu irmão Judá quando este sofreu a invasão dos babilônios. Nesse episódio, ao invés de ajudarem Judá, uniram-se com os inimigos. Imagino que naquele momento Judá sofreu, perguntando-se por que o Senhor permitia que seus irmãos agissem de tal forma. Este fato repete-se na vida de muitos. Obadias, porém, mostra que Deus manifesta justiça ainda que nossos inimigos pareçam seguros nos seus “ninhos”.
Olhando a história, percebe-se que Deus manifesta sua justiça no seu tempo e não no nosso. Edom achava-se seguro nas suas próprias forças, morava em uma região cercada por montes e pensava que estes o protegeriam e que ali ninguém atacaria. No seu orgulho “elevou-se tão alto como as águias” e esqueceu-se do Senhor: que ele não esquece os seus e que não há montes que ele não possa derrubar para beneficiá-los.
O povo de Edom foi derrotado quando a justiça do Senhor se manifestou; sua maldade caiu “sobre eles”, conforme diz o versículo em destaque. A justiça de Deus veio com grandeza, como alívio para Judá, mas não para Edom. Estejamos cientes que Deus faz justiça, mas atentos para qual tipo de justiça nos será feita: em nossa defesa ou como julgamento? Que nossos atos possam ser em prol do bem do nosso irmão e em conformidade com os planos do Senhor.
Ler: Obadias1-21
Sim, Deus é fiel e faz justiça
em seu tempo e a seu modo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário