Postagens populares

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vento do Espírito Santo

“O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem e nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”. (Jo 3.8)

“Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando”, dizia Ana Terra, personagem chave do romance “O tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo.
Conta-se de um agricultor que sempre se queixava da má distribuição do sol e da chuva. Finalmente, Deus lhe teria permitido governar o tempo durante um ano – e ele cuidou bem do sol, da chuva, do calor, do frio… só que sua colheita toda deu em nada porque esqueceu o vento, necessário para polinizar a plantação. Para velejar, o sucesso ou o fracasso dependem, entre outros fatores, da força e da direção do vento. Gosto do vento: especialmente quando aqui em São Paulo a poluição torna o ar parado e pesado, a limpeza que o vento faz é um alívio.
Sim, o vento faz muitas coisas – só que sempre do jeito dele. Embora se possa prever quando e como ele ocorrerá, o que Jesus disse a Nicodemos no versículo acima continuava valendo – e a conversa deles não foi sobre o tempo. Jesus fez aí um jogo de palavras. Falou em “pneuma” (vento, em grego), que também significa “espírito”. Daí o final do versículo. Esse “vento” de Deus quer realizar em nós muito do que o vento físico faz em torno: soprar as impurezas, renovar o ânimo, promover frutos e impelir nossa vida para frente. Ao contrário do vento físico, porém, o Espírito de Deus nunca será um furacão destruidor. Sobre isso há um exemplo interessante em 1 Reis 19.11-13 – confira.
No dia do Pentecoste, o Espírito de Deus também veio como um vento e arejou, limpou, revitalizou e impeliu todos os que se expuseram a ele, e se você hoje o perceber soprando em sua consciência, não se esconda. Esse vento pode levantar um bocado de poeira na sua vida, mas será para levá-la para longe e limpar a área. Aí você poderá tomar aquela frase da Ana Terra e virá-la ao contrário, como aparece no rodapé desta mensagem.
Ler: Atos 2.1-12
Sempre que o vento do Espírito Santo sopra em nós,
acontece algo importante – e muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário