Postagens populares

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Na Provas da Vida Aprendemos a Depender de Deus

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da  vida, que Deus prometeu aos que o amam”. (Tg 1.12)
Na época do texto de hoje, muitos israelitas não tinham visto como Deus livrara o seu povo. Aqueles que não haviam presenciado como Deus dera a vitória nas guerras precisavam ser treinados na fé e também nas batalhas, para adquirir experiência. Deus deixou os povos vizinhos prová-los para ver se obedeceriam aos seus mandamentos. Mas eles falharam: acabaram adorando outros deuses.
Desde o jardim do Éden Deus prova o ser humano. A fidelidade a Deus só é autêntica depois de passar pela prova da adversidade, que tem um valor educativo. Enquanto temos somente uma opção, um caminho a seguir, não podemos demonstrar nossa capacidade de escolha e decisão. Deus usa nossa vida para nos ensinar: às vezes somos guiados por caminhos difíceis; em outras, podemos escolher o que fazer e para onde ir. Ele espera que escolhamos o caminho certo. Para isso recebemos tarefas difíceis. Podemos sofrer por um determinado tempo. Somos tentados. A demora em Deus nos atender quando estamos com pressa vai testando a nossa paciência e a coragem.
Ao propor dependência de uma coisa tida por fraca, ao reduzir as nossas forças e pedir o último pedaço de pão, Deus mostra que da fraqueza tira força. Quando oramos por chuva e ele manda uma pequena nuvem ou pedimos socorro e ele envia uma criança, quer nos mostrar que ele usa com poder até mesmo pequenas coisas. Ao ficar em silêncio quando oramos ou parado quando afundamos, quer nos ensinar a esperar pelo melhor. Mas isso somente espera quem já conhece Deus, andou com ele em muitas batalhas e venceu muitas guerras usando  como arma a “espada do Espírito” (veja em Efésios 6.17 que arma é essa).
Deus deixa as dificuldades em nossa vida para nos provar e ensinar. Na dos israelitas, foram os vizinhos; na de Paulo, foi um espinho na carne. E na sua?
Ler: Juízes 3.1-6
É nas provas da vida que aprendemos a depender de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário