Postagens populares

domingo, 15 de maio de 2011

Pecar ou não pecar???

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes”. (1Co 16.13)

Pecar ou não pecar, eis a questão. No nosso texto, Caim foi avisado e alertado por Deus de que o pecado estava à porta e que caberia a ele a escolha de pecar ou não pecar. Pelo fato de Deus ter aceitado o sacrifício de Abel e não o dele, Caim enfureceu se e se transtornou. Deus lhe disse que deveria dominar o pecado – esse impulso de opor se a Deus – mas sabemos que ele não deu atenção a esse alerta.
Quais foram as consequências?  O pecado voltou se contra o próprio Caim, que se tornou assassino e foi amaldiçoado. Perdeu sua paz com Deus, consigo mesmo e com as outras pessoas, pois passou a ser fugitivo e errante pela terra. Ficou afastado de Deus e com medo de ser morto.
O que podemos nós aprender deste relato?
  1. Que o pecado também nos rodeia, que estamos a afrontar Deus a todo e qualquer momento.
  2. Que deveríamos dominar o pecado e não ser dominados por ele. A Bíblia nos incentiva a fugir do diabo, da impureza, das paixões da mocidade, ou seja, daquilo que Deus condena por ser maligno. Deus espera que, como cristãos, não nos “amoldemos ao padrão este mundo, mas que sejamos transformados pela renovação da nossa mente” (Rm 12.1,2); em outras palavras: que mudemos nosso modo de pensar.
  3. Que precisamos estar atentos para não pecar, mas fortalecer nos espiritualmente.
  4. Lembrar que pecado é, antes de tudo, afastamento de Deus e que isso tem consequências maléficas: “As suas maldades separaram você do seu Deus; os seus pecados esconderam de você o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá” (Is 59.2).
Pecamos em pensamentos, ações e palavras. O que fazer para não pecar? Assumir a vitória já conquistada por Jesus Cristo e então manter nos vigilantes, firmes na fé, tendo coragem e sendo fortes para enfrentar as tentações e vencê las.
O que fazer quando pecamos? Arrepender nos, confessar o pecado a Deus e receber o seu perdão.
Ler: Gênesis 4.1-16
Deus sempre nos conduz em vitória por meio de Jesus Cristo! Assuma isto para a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário