Postagens populares

terça-feira, 17 de maio de 2011

Tempo de Colheita!

“O que o homem semear isso também colherá”. (Gl 6.7b)
Nossa vida e a vida de Davi são muito parecidas. Ao observar o cântico que lemos hoje, pode-se ter a impressão de que Davi só teve gloriosas vitórias, resultados de sua fidelidade constante a Deus. No entanto, as “colheitas”, o resultado de suas ações nem sempre foram assim, como outros relatos indicam. Seu adultério com Bate-Seba (2Sm 11) desencadeou uma série de problemas: o assassinato do marido dela; a morte do bebê que os amantes tiveram; um dos filhos de Davi estuprou a meia-irmã e depois foi morto pelo irmão dela; seu filho Absalão conspirou contra seu pai e até tomou o trono dele, para depois morrer tragicamente. Davi, porém, arrependeu-se de seus erros e o Senhor foi misericordioso com ele, permitindo que reinasse até sua morte. Mas as consequências daquilo que ele semeou em sua vida não deixaram de acontecer porque Davi foi perdoado.
O cântico de Davi é prova da graça e misericórdia do Senhor, que perdoou e restaurou seu servo, dando-lhe a honra de fazer parte da genealogia de Cristo. O rei Davi é um dos principais antepassados de Jesus – o Messias aguardado por Israel para sua salvação e também para reinar no trono de Davi, tanto que foi chamado “Filho de Davi”.
As grandes vitórias de Davi não cancelaram os resultados do seu desleixo. O apóstolo Paulo deixou claro que ninguém deve esperar colher algo diferente do que foi plantado (veja o versículo em destaque). Não há como evitar os efeitos maléficos de nossas más atitudes, mas ao mesmo tempo podemos louvar a Deus pelas vitórias e também por sua infinita disposição em perdoar. Lembre-se que, assim como Deus escolheu um pecador dependente da graça divina para reinar sobre seu povo e ser antepassado de Cristo, hoje escolhe pecadores restaurados para glorificá-lo e transmitir a mensagem da salvação em Jesus – nós! O que você  está semeando?
Ler: 2 Samuel 22.1-4; 18-25
Que tipo de colheita você espera
com o que está semeando hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário